Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-BA. CEP: 41.150-000. 
Tel.: 71 3117-2200

Responsáveis pelo site: Drª Tânia Regina Dantas e Dr. Antônio Pereira

site alfaeejauneb.com criado por Maurício Dias

programação visual e layout criados por César Dantas

Apresentação

A 5ª edição do Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - ALFAeEJA será realizado em Porto Alegre/RS, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018.

 

Acontecerá uma Pré-abertura nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2018, em Salvador, cuja sede será a Universidade do Estado da Bahia/UNEB.

Mediante essas duas etapas do evento, se ampliará e favorecerá a participação do público de diferentes regiões do país.

A organização de um evento deste porte exige a participação de várias Instituições de Educação Superior IES. Esta edição será organizada pelas universidades que já sediaram os encontros  anteriores: Universidade do Estado da Bahia UNEB, realizadora das duas primeiras edições; Universidade Federal de Santa CatarinaUFSC, através do seuGrupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos EPEJA, do Programa de Educação Tutorial PET/Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSC; Universidade de Minho, Portugal UNIMINHO e IES parceiras: Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, Instituto Federal de Santa Catarina IFSC e Universidade da Fronteira Sul Campus Erechim.  A estas se somarão outras quatro IES do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, ambas com Programa de Pós-graduação em Educação consolidados, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS e o Instituto Federal do Rio Grande do SulIFRS.

Ainda, o 5° ALFAeEJA 2018 contará com a parceria do Fórum Estadual de EJA do Rio Grande do Sul, FORUM EJA-RS- integrado por representantes de vários segmentos: gestores, professores e alunos das Redes de Ensino; Movimentos Sociais; Associações e Sindicatos de professores; ONGs. Garante-se assim a participação de um público alvo vinculado à identidade e diversidade de instituições, grupos e coletivos que tradicionalmente integraram e integram o campo da EJA.

Diante do atual contexto de demandas pela melhoria da qualidade da educação e da importância internacionalmente reconhecida da produção de pesquisas em Educação, este evento reveste-se da maior importância ao escolher como tema central: “A EJA EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIAS E LUTAS: A GARANTIA DOS DIREITOS À EDUCAÇÃO”.

Este encontro internacional se constitui em um lócus privilegiado de conferências, debates e apresentações de trabalhos sobre os temas que abrange, cuja abordagem resulta urgente e necessária na atual conjuntura.

O 5º ALFAeEJA 2018 se beneficiará com as contribuições de pesquisadores de destacado reconhecimento internacional, que participarão como conferencistas ou palestrantes convidados. Trata-se de pesquisadores nacionais especializados em temas de EJA de prestigiosas universidades do país e de pesquisadores estrangeiros, da Argentina, Equador, México e Portugal.

Nesta edição 2018, avançará na consolidação de uma Rede Internacional de Pesquisa em temas de EJA BRASILUEJA e na criação daRevista Internacional em Educação de Jovens e Adultos-RIEJAdedicada a seus temas.

Também será um âmbito de debate, intercâmbio de ideias e articulações interinstitucionais, que promoverá a participação dos diferentes setores atuantes na EJA e fortalecerá a relação entre as IES e as outras instituições envolvidas, com impacto na comunidade em geral e nas Redes de Ensino Pública e Privada em particular. Este importante evento será estratégico para aprofundar e consolidar os vínculos existentes entre a Educação Superior e a Educação Básica.

Com base nas produções dos pesquisadores conferencistas e palestrantes, nacionais e estrangeiros e no conjunto de trabalhos apresentados pelos participantes acrescentará publicações de artigos e livros. Dessa forma, o 5º ALFAeEJA 2018 resultará em um importante número de publicações de qualidade e excelência para um campo que ainda necessita fortalecer e ampliar a produção e divulgação de conhecimentos especializados sobre os temas que abrange.

 

Histórico de Eventos Anteriores:

As primeiras duas edições do ALFAeEJA: I e o II Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos aconteceram em 2014 e 2015, organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Diante do sucesso dessas primeiras edições, que envolveram mais de 500 inscritos, foi transformado em evento permanente, mantendo suas articulações e ampliando a Rede de pesquisadores com a participação de novos parceiros vinculados a outros Programas de Pós-graduação, de diferentes Estados brasileiros e de Portugal. Em 2016, o evento passou a ter uma característica itinerante e o III ALFAeEJA foi realizado em Florianópolis, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com a parceria e apoio do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos FEJA-SC, da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, da UNEB, da Universidade da Fronteira Sul Campus Erechim, do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC e das Redes de Ensino. Nessa edição, realizada no período de 23 a 26 de outubro de 2016, a Pré-Abertura aconteceu em Salvador, na UNEB, espaço que concentrou o maior número de trabalhos apresentados, totalizando 115, em forma de comunicação oral, relato de experiência, pôster e oficina.

Em 2017, a quarta edição do ALFAeEJA foi realizada nos dias 6 a 8 de novembro, na Universidade do Minho UMINHO, Braga, Portugal. A Conferência de encerramento desse evento ocorreu em 9 de novembro na Universidade de Coimbra, Portugal. Dessa forma, se efetivou outro avanço na internacionalização e pela primeira vez o ALFAeEJA foi sediado em um país europeu, organizado pela UMINHO, conjuntamente com a UNEB e a UFSC. Nessa perspectiva de trabalho, o encontro contou com atividades nos dois países, Brasil e Portugal, fortalecendo o processo de internacionalização. No Brasil, dois meses antes da realização do evento em Portugal, aconteceram dois momentos distintos, destinados principalmente aos acadêmicos e outros participantes que não puderam se locomover a Portugal: o encontro de Salvador/Bahia, na UNEB, realizado nos dias 23 e 24 de outubro desse mesmo ano, com financiamento do PAEP/CAPES e o encontro de Florianópolis/Santa Catarina, organizado pela UFSC, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro de 2017, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina FAPESC.

De 2014 a 2017, houve mais de 800 participantes no ALFAeEJA. Como resultado se destaca que em cada ano foi possível reunir em torno de 400 trabalhos apresentados por participantes, divulgados como resumos expandidos; 300 artigos completos publicados nos Anais do Evento e, até o momento, quatro livros com produções de autoria dos pesquisadores palestrantes e conferencistas. As quatro edições anteriores contaram com cerca de 30 pesquisadores palestrantes e conferencistas brasileiros, oito portugueses, dois franceses, três espanhóis, um argentino e um mexicano.