Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-BA. CEP: 41.150-000. 
Tel.: 71 3117-2200

Responsáveis pelo site: Drª Tânia Regina Dantas e Dr. Antônio Pereira

site alfaeejauneb.com criado por Maurício Dias

programação visual e layout criados por César Dantas

Eixos

1. CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ementa: a Educação de Jovens e Adultos e a questão dos saberes escolares em seus diferentes formatos e concepções.

Coordenadoras do Eixo: Profª Drª Érica Alves (MPEJA/UNEB) e Profª Drª Sandra Aparecida Antonini Agne (IFSC/Chapecó);

2. SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DIVERSIDADES

Ementa: Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos; Juventude(s), relações raciais e experiências sociais; EJA e a questão de gênero; Educação em espaços oriundos das periferias, dos centros urbanos, do campo e em espaços de privação de liberdade. Diversidades em Tempos Humanos. As pessoas jovens e adultas com deficiência. A construção de uma identidade emancipatória na Educação de Jovens e Adultos. Direitos Humanos.

Coordenadores do Eixo: Prof. Dr. Antônio Pereira Santos (MPEJA/UNEB), Profª Drª Jaqueline Rosa da Cunha –IFRS e Drª Simone Valdete dos Santos –UFRGS;

 

3. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS/LITERACIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Discute teorias e métodos da alfabetização de jovens e adultos. Aborda os diferentes letramentos/literacias de jovens e adultos e as contribuições de Paulo Freire para a Educação de Adultos. Aborda o papel da escola na sistematização e diagnóstico das diferentes linguagens no processo de ensino – aprendizagem, levando em consideração as questões sociais e culturais.

Coordenadores do Eixo: Profª Drª Maria de Lourdes Dionísio (UMinho), Profª Drª Rosemary Lapa de Oliveira (MPEJA/UNEB) e Prof. Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC);

4. PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ementa. Tendências e perspectivas da pesquisa em EJA em diferentes estados e no país. As pesquisas na perspectiva Freiriana; Balanço e perspectivas da pesquisa sobre formação de educadores/as de jovens e adultos; Pesquisa aplicada e intervenção na EJA.

Coordenadoras do Eixo: Profª Drª Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Profª Drª Ana Paula Silva da Conceição (UNEB/MPEJA) e Profª Drª Marinaide de Freitas (UFAL);

5. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EJA

Ementa: Políticas de formação docente para a Educação de Jovens e Adultos.

As tendências de formação docente na contemporaneidade. Processos de formação nos processos de alfabetização e o letramento. Experiências e pesquisas de formação docente.

Coordenadores do Eixo: Profª Drª Tânia Regina Dantas (MPEJA/UNEB) e Profª Drª Sita Mara Lopes Sant'Anna – UERGS;

6. EJA, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS

Investigação empírica sobre o tema e também ensaios voltados para o estudo dos atores envolvidos com a educação e suas experiências na área dos saberes escolares, as instituições educacionais, políticas públicas e a EJA na perspectiva dos movimentos sociais.

Coordenadores do Eixo: Profª Drª Edite Maria da Silva de Faria (MPEJA/UNEB), Profª Drª Patrícia Lessa Santos Costa (MPEJA/UNEB) e Profª Drª Aída Monteiro (UFPE);

7. A EJA NA PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO

Ementa: Debate os diferentes campos dos saberes e fazeres, com ênfase na EJA, seus processos de alfabetização e EJA, suas interfaces com os movimentos sociais, com as questões ambientais, a formação profissional e o mundo do trabalho.

​Coordenadores do eixo:  Profª Drª Carla Liane Nascimento dos Santos (UNEB)  e Prof. Dr. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado (Universidade de Coimbra) e Profª Drª Sandra Aparecida Antonini Agne  IFSC/Chapecó;

8. POLÍTICAS PÚBLICAS e GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR NA EJA

Ementa: Pretende discutir os problemas e dificuldades da gestão na conjuntura social, política e econômica atual e as perspectivas de futuro. A questão das políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos.

Coordenadores do Eixo:  Prof. Dr. Antonio  Amorim (UNEB) e Profª Drª Monica de La Fare (PUCRS);

9. MÚLTIPLAS LINGUAGENS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EJA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS 

Aborda o papel da escola na sistematização e diagnóstico das diferentes linguagens no processo de ensino – aprendizagem, levando em consideração as questões ambientais, culturais e tecnológicas. Uso das tecnologias de comunicação na EJA. As Tics e a Formação de professores.

Coordenadores do Eixo: Profª Drª Maria Olívia de Matos Oliveira (MPEJA/UNEB) e Prof. Dr. Alfredo Eurico Rodrigues Matta (MPEJA/UNEB) e Profª Drª Sonia Maria Chaves Haracemiv (UFPR)